Rua Eng. João Luderitz, 475 | Bairro Sarandi - Porto Alegre/RS
+55 (51) 3013-0333 | +55 (51) 999.560.177

Blog

Controle de Fator de Potência e Demanda. Saiba mais sobre o protocolo Estendido de Interface de Usuário.

No artigo anterior falamos sobre o protocolo Normal do Interface de Usuário. Agora é a vez do protocolo Estendido e suas aplicações. O controladores de fator de potência da Sultech podem operar com conexão à Saída Serial de Usuário do medidor da concessionária, nos modos Normal e Estendido. Anteriormente vimos as características do protocolo Normal…
Leia mais

Controle de Fator de Potência e Demanda. Entenda o Interface de Usuário e suas Aplicações

Entenda mais sobre as funcionalidades das versões dos Controladores de Demanda e Fator de Potência. Para realizar o Controle de Demanda e Controle de Fator de Potência, os controladores normalmente possuem duas versões. Uma com medição de tensão e corrente e outra com entrada de dados do Interface de Usuário (IU) ou também conhecida como SSU…
Leia mais

Dez questões sobre Fator de Potência

Muitas pessoas têm dúvidas relacionadas à análise do Fator de Potência da rede elétrica de seu empreendimento. Leia nosso artigo e obtenha todas as respostas! Por que existem controladores de fator de potência monofásicos se o meu barramento elétrico é trifásico? Porque, em instalações industriais, as cargas mais significativas são motores trifásicos. Portanto as correntes…
Leia mais

Controle de Fator de Potência: Automático ou Semiautomático ?

É comum ver-se aplicação de bancos de capacitor com um timer por motivos de economia… mas vale a pena? Leia nosso artigo e descubra. Na maior parte das vezes a justificativa do uso do timer é o preço, sendo mais barato que o controlador eletrônico. Porém você já se perguntou se o resultado final é…
Leia mais

Rotina simplificada de cálculo para um banco de capacitores

Resolva problemas de ineficiência energética e evite multas. Leia o artigo e saiba como! Chegou a fatura de energia e junto com ela a desagradável notícia da multa por Excesso Reativo, ou seja, baixo fator de potência.  Como posso corrigir isso? O primeiro passo é descobrir qual é o fator de potência atual, aquele que está…
Leia mais

Multimedidores de Grandezas Elétricas: Energia 4.0

Quando se fala de energia elétrica, abrem-se inúmeras possibilidades de geração. Pode ser solar fotovoltaica, eólica ou biomassa utilizada numa casa, um edifício comercial, um clube, uma fábrica, etc. Da mesma forma, o projeto pode variar bastante em função, principalmente, da potência demandada. De um gerador diesel até muitos painéis solares com vários inversores, a…
Leia mais

A diferença entre o medidor de umidade resistivo e reativo

Entender como utilizar “medidor prego” e “medidor de contato” garante uma melhor eficácia na aplicação da medição.  Prego ou contato? Eis a questão! Se Hamlet fosse madeireiro, teria essa dúvida quando precisasse comprar um aparelho portátil de medição de umidade da madeira. Brincadeiras à parte, a gíria do setor marcou as duas espécies de medidores…
Leia mais

Uso eficiente da rede de energia elétrica: entenda como evitar a multa por Fator de Potência

Investigar o Fator de Potência em obras em redes de energia elétrica pode gerar uma boa economia para o seu empreendimento. Leia o artigo e entenda mais. Como é sabido, o fator de potência das unidades consumidoras deve estar entre 0,92 e 1. Isso é regulado por portaria da ANEEL. Mas por que o consumidor é…
Leia mais

Saiba como interpretar corretamente os parâmetros elétricos das luminárias LED

Muitas vezes, no momento em que um usuário opta por utilizar uma luminária LED, observa apenas os parâmetros luminotécnicos, como fluxo luminoso, eficácia luminosa e temperatura de cor correlata, por exemplo. Porém, segundo a Revista Eletricidade Moderna, edição julho/2019, estes critérios não devem ser os únicos levados em consideração: os parâmetros elétricos também são de…
Leia mais

Correção de Fator de Potência e Harmônicos

Quando nosso pessoal comenta com os clientes que os controladores de fator de potência da Sultech calculam harmônicos, por vezes essa facilidade é vista como uma informação de qualidade de energia elétrica disponível no instrumento, para uso do cliente, sem conexão com a tarefa de corrigir o fator de potência. Mas por que é tão…
Leia mais

× Fale com nossos Vendedores.
WhatsApp Suporte ao cliente