Rua Eng. João Luderitz, 475 | Bairro Sarandi - Porto Alegre/RS
+55 (51) 3013-0333 | +55 (51) 999.560.177

QUIZ: saiba mais sobre o Controlador de Fator de Potência ST8200C/IU

QUIZ: saiba mais sobre o Controlador de Fator de Potência ST8200C/IU

 

 

Seguindo a nossa série QUIZ, preparamos este material para que você entenda mais sobre o Controlador de Fator de Potência ST8200C/IU e com isso possa tomar melhores decisões na gestão da eficiência energética da sua empresa ou do seu cliente. Leia o nosso QUIZ  e saiba qual a diferença entre o Controlador de Fator de Potência ST8200C/IU e os demais controladores. 

 

1. Um Controlador de Fator de Potência IU pode ser usado com transformadores de corrente?

Sim. Os Controladores de Ftor de Potência ST8200C/IU e ST8300C/IU além do interface serial NBR14522, contém também circuitos de entrada de corrente com sinal de TC externo. Para selecionar qual modo de operação será usado basta entrar no menu Programação Geral e escolher IU ou TC.

 

2. O ST8200C/IU é um equipamento monofásico. Então usando modo IU ele só mede o fator de potência de uma fase?

Não. O interface IU recebe informação do medidor da concessionária da potência consumida total e trata essa informação como o valor da soma das três fases. Portanto, no modo IU, ele pode ser considerado trifásico. Já no modo TC ele considera a leitura de corrente de uma fase somente.

 

3. O ST8200C/IU tem capacidade de receber mensagem do REP com o protocolo Estendido?

Sim. Qualquer produto Sultech com interface IU tem capacidade de entender os dois protocolos : Normal e Estendido.

 

4. Posso conectar um Controlador de Fator de Potência ST8200C modelo IU com qualquer REP?

Não. Somente os REPs que seguem a norma brasileiro NBR14522 são capazes de transferir informações para o ST8200C/IU. Peça para a concessionária um REP compatível com as normas brasileiras.

 

5. Qual a desvantagem de usar um ST8200C/IU ?

O controle de um modelo IU é mais lento porque a informação chega de segundo em segundo enquanto nos modelos TC ela é praticamente instantânea. Assim, para controle de barramentos com variação de fator de potência muito rápido o modelo IU não é indicado.

 

6. Qual a vantagem do modelo IU no controle de fator de potência?

A principal vantagem é o fato de que o controlador trabalha com a mesma informação da concessionária, portanto sincronizado com ela, evitando discussões sobre o cálculo do fp.

 

7. Por que a corrente mostrada no ST8200C/IU é diferente da medida com o amperímetro?

Porque a informação do REP não inclui corrente. Então a corrente mostrada é uma média calculada com base na potência informada pelo REP e na tensão medida pelo ST8200C. Se o sinal de tensão não for ligado, a corrente será zero mas o controle de fator de potência funcionará perfeitamente.

 

8. Como saber se o ST8200C está recebendo o sinal do REP?

O LED RX do painel frontal estará piscando e o valor de Tempo no menu de Medidas Elétricas estará sendo decrementado de segundo em segundo.

 

Esperamos que este QUIZ ajude na decisão sobre qual o melhor Controlador de Fator de Potência Sultech para o seu projeto de eficiência energética. Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato. Teremos imenso prazer em fornecer mais informações.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WhatsApp Suporte (apenas texto)
× Vendas
%d blogueiros gostam disto: