Rua Eng. João Luderitz, 475 | Bairro Sarandi - Porto Alegre/RS
+55 (51) 3013-0333 | +55 (51) 999.560.177

A importância da medição da umidade em madeira

A importância da medição da umidade em madeira

Umidade em madeira

Quem trabalha com madeira maciça, sabe da importância de realizar a medição da umidade na madeira, para o manejo da peça com máxima precisão e eficiência. Todos os tipos de madeiras, contém dentro de si uma pequena quantidade de água e, até determinada porcentagem, a umidade presente é importante para manter a qualidade da madeira. Porém, o excesso de água pode causar danos irreversíveis e até mesmo a perda da peça de madeira ou o produto final.

Neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre as condições físicas da madeira, como ocorre a secagem natural e artificial e o que é a umidade de equilíbrio na peça.

Boa leitura!

Relembrando a física da madeira

umidade em madeira

Quando a madeira está em temperatura ambiente (próximo aos 25ºC), tende a adquirir um teor de umidade de aproximadamente 20% da umidade relativa do ar. Por exemplo, se o local estiver com a umidade relativa do ar de 70%, a madeira tende a se estabilizar com um teor de umidade de 14%.

A madeira tende a se contrair quando está secando e aumenta suas dimensões quando fica úmida. Outro aspecto importante para recordar sobre a física da madeira é que o Ponto de Saturação da Fibras (PSF), equivale a aproximadamente 28% para todos os tipos de madeira.

Apesar de o valor do PSF ser uma constante nas madeiras, as contrações para cada tipo, são diferentes. Esses dados devem ser observados com cautela para realizar um manejo mais seguro e preciso deste insumo. O PSF é atingido quando toda água livre se evaporou e permanece apenas a água no interior das fibras da madeira.

Secagem natural e artificial da madeira

A secagem natural da madeira depende sempre da temperatura e umidade relativa do ar e da posição das madeiras em relação à movimentação natural do ar. Isso significa que é preciso organizar o posicionamento e local de armazenamento da madeira, de modo que receba o máximo ou mínimo possível de ar, de acordo com a necessidade da peça.

Já a secagem artificial é indicada para locais ou situações em que a madeira tenha excesso de água presente em seu interior e que, sem a utilização da estufa, não vai atingir o ponto de umidade ideal de manejo da peça. De qualquer modo, é indicado trabalhar a madeira com a temperatura ambiente acima dos 25ºC. Isso aumenta a permeabilidade da madeira e também a velocidade da secagem.

A estufa de secagem é uma câmara em que, no seu interior, são controlados os seguintes fatores:

  • Temperatura do ar;
  • Umidade relativa do ar;
  • Velocidade do ar (ventilação).

Com isso, a câmara de secagem acelera o equilíbrio da umidade para corte e confecção de peças com a madeira.

Umidade de equilíbrio da madeira 

Ao falar sobre a Umidade de Equilíbrio da Madeira (UEM) é preciso deixar claro que, ao entrar em contato com o ar, a madeira assume um determinado equilíbrio, de acordo com o ambiente. O que determina este valor, é a temperatura e umidade relativa do local. Uma peça de madeira reage de forma diferente dependendo do ambiente a que está submetido. Vamos supor que, um pedaço de madeira foi repartido em 3 partes, cada uma delas será destinada a uma cidade diferente. Se medirmos a umidade de cada um desses pedaços, certamente o valor de água contido na madeira, será diferente se a umidade do ar naquela cidade for diferente.

Isso porque cada detalhe, inclusive a localidade e formas de armazenamento, influenciam diretamente no valor final para a Umidade de Equilíbrio da Madeira. Portanto, controlar a umidade presente em peças de madeira deve ser uma atividade constante em madeireiras, construtoras e locais que utilizam esse item como matéria-prima.

Assuma o controle da umidade da madeira com o ST7500

Com o Medidor de Umidade de Madeira ST7500 da Sultech, é possível realizar constantemente a medição da água presente na madeira. Esses dados podem influenciar na qualidade do produto final e por isso não podem ser desprezados. Com esses valores em mãos, a indústria madeireira pode solucionar o problema da umidade e reverter a situação a tempo, para utilizar a peça com a máxima qualidade que a madeira pode oferecer.

A Sultech tem o produto ideal para ajudar as empresas nessa tarefa! Assuma o controle da situação, com o ST7500. Para saber como usar o Controlador de Umidade em Madeira, clique na imagem abaixo e assista ao vídeo!

Saiba como utilizar o medidor de umidade de madeira ST7500

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WhatsApp Suporte (apenas texto)
× Vendas
%d blogueiros gostam disto: