Rua Eng. João Luderitz, 475 | Bairro Sarandi - Porto Alegre/RS
+55 (51) 3013-0333 | +55 (51) 999.560.177

A importância da eficiência energética para a manutenção dos recursos naturais

A importância da eficiência energética para a manutenção dos recursos naturais

Eficiência energética

Por conta da crise hídrica, muito tem sido dito sobre energia elétrica. A busca por otimizar o consumo de energia e minimizar os impactos ambientais tem alcançado todos os setores, principalmente o industrial. Nesse cenário, os gestores têm buscado maneiras de potencializar a eficiência energética nas indústrias.

Na prática, essa iniciativa tem como objetivo principal maximizar o desempenho da operação ao mesmo tempo que reduz custos. Com isso, é possível alcançar melhores resultados de maneira mais inteligente, aproveitando corretamente os recursos disponíveis.

Quais benefícios a eficiência energética nas indústrias pode trazer para as fábricas e por que investir em energia limpa pode contribuir com esse processo? Para responder esses questionamentos, elaboramos esse artigo. Continue com a sua leitura e saiba mais!

Por que a indústria precisa de energia renovável?

Utilizar as energias de fontes renováveis é importante pelos fatores econômico, social e ambiental. Ficou claro que a conversão da energia vinda de combustíveis fósseis e até mesmo das hidrelétricas, não são capazes de suportar a nova demanda que cada dia cresce mais. Além disso, sabemos que essas fontes de energia são finitas e, por isso, têm um tempo limite de uso, além de causar danos irreversíveis ao meio ambiente. Está na hora dos gestores começarem a adequar suas empresas às novas possibilidades energéticas.

A energia renovável é importante para a economia, porque fazendo uso de recursos mais baratos para a geração de energia, o valor de mercado para a produção dos produtos fica mais acessível à população, sem ser necessário o repasse de custos extras com o alto valor do principal insumo na cadeia de produtividade: a energia elétrica.

Com isso, favorece a preservação do meio ambiente, pois os recursos utilizados para adquirir a energia elétrica são infinitos e reaproveitáveis, como o caso da energia de sistemas fotovoltaicos e eólicos. O constante crescimento urbano e industrial também tem como insumo base a energia elétrica. Sem a mudança de matriz energética, isso leva a um aumento gradativo da emissão de poluentes no meio ambiente e provoca as chamadas mudanças climáticas.

A implantação e o uso de energias renováveis se faz necessária para promover mais segurança, contribuir para o desenvolvimento social e econômico do país e até mesmo do mundo.

Benefícios da eficiência energética na preservação dos recursos naturais

A produção industrial deve estar alinhada com práticas orientadas para a preservação dos recursos naturais. Esta diretriz é um diferencial no posicionamento institucional e na reputação das empresas ao nível global. O Fundo Mundial para a Natureza (WWF) alerta que a atual superexploração dos recursos naturais está criando um enorme déficit. Anualmente, são consumidos 20% a mais de recursos em relação à quantidade regenerada, e esse percentual não para de crescer.

Longos períodos de seca, inundações, aumento de incêndios florestais, furacões, estas são as consequências dos abusos de recursos naturais. A crise hídrica que o Brasil está vivendo é um exemplo claro das consequências diretas dessa destruição causada por processos produtivos e de ocupação de cidades que não priorizaram as pessoas e a preservação do meio ambiente.

Os benefícios de um desenvolvimento sustentável é garantir que a situação ecológica do mundo não piore ainda mais, ocasionando em novos desastres climáticos. Segundo a Global Footprint Network, organização internacional pioneira em calcular a pegada ecológica, seria necessário 1,75 planeta Terra, para manter o mesmo padrão de consumo atual.

Fontes de energia como hidrelétricas, podem aparentar ser infinitas, porém esse tipo de recurso pode ser utilizado por um período de mais ou menos 10 anos. Além disso, com longos períodos de estiagem, como a deste ano de 2021, podem diminuir significativamente a capacidade de geração energética. Mesmo que hoje os recursos pareçam ser o suficiente, aumentar a eficiência das fontes de energia é uma forma de evitar que a falta dessa matriz afete negativamente sua empresa em um futuro próximo.

Além de buscar equipamentos mais eficientes, gestores em geral podem fazer a diferença para o meio ambiente, utilizando a energia de forma consciente, evitando desperdícios. É disso que se trata a eficiência energética. Com o uso consciente desse insumo, serão necessários menos recursos naturais para gerar energia, com poucos ou nenhum impacto negativo ao meio ambiente. Dessa forma, é possível preservar os recursos disponíveis.

Com os produtos Sultech sua empresa contribui com o meio ambiente

Pro

Além de diretrizes internas que contribuam com a preservação do meio ambiente, sua empresa também precisa de produtos que ajudem a manter esse compromisso. Os produtos Sultech permitem o controle e monitoramento com precisão e máxima qualidade da energia utilizada. Dessa forma, otimiza sua aplicação, maximiza resultados e gera confiança e credibilidade.

Com nossos produtos, atendemos diversos segmentos: revendas de material elétrico, projetistas e instaladores de projetos elétricos, indústria, concessionárias de energia, cooperativas de eletrificação, shopping centers, prédios inteligentes, saneamento, petróleo e gás, dentre outros. Tudo isso com mais de 30 anos de experiência no mercado.

Por isso, os produtos Sultech são um ótimo aliado para a manutenção dos recursos naturais existentes e contribui positivamente com a redução de despesas operacionais com a conta de energia, por exemplo. Investir em produtos Sultech significa oferecer qualidade de energia, eficiência e tranquilidade para seu negócio. Conte conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WhatsApp Suporte (apenas texto)
× Vendas
%d blogueiros gostam disto: