Rua Eng. João Luderitz, 475 | Bairro Sarandi - Porto Alegre/RS
+55 (51) 3013-0333 | +55 (51) 999.560.177

Saiba como o Controlador de Demanda pode tornar um sistema fotovoltaico mais eficiente e economize na fatura de energia elétrica

Saiba como o Controlador de Demanda pode tornar um sistema fotovoltaico mais eficiente e economize na fatura de energia elétrica

Energia fotovoltaica

Com o aumento constante no valor pago pelo consumo de energia elétrica, gestores precisam buscar fontes alternativas para suprir a demanda energética de suas empresas. A energia solar fotovoltaica é a conversão direta da luz do sol em eletricidade, sendo uma solução para quem paga caro pelo consumo de energia elétrica.

A crise energética que o Brasil atravessa atualmente, não é uma exclusividade do país. Em todo o mundo, este é um problema que vem sendo discutido, devido às matrizes energéticas utilizadas serem de recursos não renováveis. O petróleo, carvão e gás natural são exemplos de fontes de energia que podem se esgotar e, por isso, novas fontes precisam ocupar esse lugar no fornecimento de energia, como é o caso da energia proveniente de sistemas fotovoltaicos.

O que muita gente não sabe é que, em instalações fotovoltaicos, para que a empresa possa obter o máximo de rendimento do sistema, é preciso monitorar e gerenciar algumas variáveis, como as potências de carga, potência de geração de energia ativa e importação de energia reativa da distribuidora, a correção do fator de potência e distorções harmônicas, por exemplo.

Leia o artigo e entenda mais sobre como os Controladores de Demanda em instalações fotovoltaicas podem tornar a produção de energia ainda mais eficiente para as  empresas.

Controladores de Demanda facilitam o gerenciamento das cargas em instalações fotovoltaicas

Os Controladores ST8500C possuem diversas características que têm como objetivo proteger máquinas e equipamentos. Entre uma das funcionalidades, está o tempo de repouso programado, que evita que uma carga seja religada, logo após seu desligamento, o que pode não ser adequado para cargas sensíveis ao chaveamento.

Entre todas as tecnologias para geração de energia renovável, a solar fotovoltaica é disparada a que mais cresceu nos últimos anos, com a geração de novos 94 Gigawatts (GW) em 2018, segundo os dados da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA, na sigla em inglês). Por isso, é importante saber que com um Controlador de Demanda operando em conjunto com o sistema fotovoltaico, a instalação pode gerar energia solar sem desperdícios.

A finalidade do controlador é gerenciar a carga, isto é as máquinas e equipamentos conectados à rede de corrente alternada, de forma a otimizar o consumo de energia e por consequência a eficiência do projeto, uma vez dimensionada a demanda máxima.

Controlador de Demanda ST8500

Porque utilizar um Controlador de Demanda em sistemas fotovoltaicos?

Um Controlador de Demanda é utilizado para gerir de forma automática a entrada e saída de cargas na rede elétrica, com o objetivo de impedir a ultrapassagem da demanda contratada, evitando que a empresa pague pelo excedente de energia utilizada, e dessa forma atende as expectativas previamente apresentadas ao investidor.


Em sistemas fotovoltaicos, o Controlador funciona como controle de carga alimentada pelos painéis e inversores, evitando sobrecargas excessivas, o que ajuda a otimizar e prolongar a vida útil das peças, além de produzir energia suficiente para o projeto prospectado. Isso ocorre porque os painéis solares produzem energia de acordo com a quantidade de luz solar, portanto, sem o Controlador, o consumo pode ser maior que o previsto.


Por isso, o uso do Controlador de Demanda é muito importante em sistemas fotovoltaicos. Além de reduzir as perdas, o Controlador permite um melhor planejamento e aproveitamento do sistema de energia solar, minimizando investimentos e aumentando a eficiência energética da unidade consumidora.

Economize de 50 a 95% na conta de luz da sua empresa

Um sistema fotovoltaico, devidamente dimensionado, as empresas podem obter uma economia de 50 a 95% na conta de energia, com a ajuda de um Controlador de Demanda.

O sistema de energia fotovoltaico é uma boa alternativa ao fornecimento de energia elétrica convencional pela rede da concessionária, que vem passando por uma séria crise, por conta do desabastecimento das hidrelétricas. Por isso, quando um sistema fotovoltaico opera com o Controlador de Demanda, a geração de energia solar ocorre com o mínimo de desperdícios, considerando que o equipamento irá gerenciar as cargas. Com isso, o sistema funciona dentro dos parâmetros de demanda projetado e permitido, com máxima segurança e eficiência energética.

Converse com seu projetista para escolher o equipamento Sultech que pode atender corretamente a demanda do sistema fotovoltaico da sua empresa. Se quiser saber mais informações sobre eficiência na produção de energia solar, entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WhatsApp Suporte (apenas texto)
× Vendas
%d blogueiros gostam disto: