Rua Eng. João Luderitz, 475 | Bairro Sarandi - Porto Alegre/RS
+55 (51) 3013-0333 | +55 (51) 999.560.177

Saiba como a Sultech pode ajudar com seu projeto de eficiência energética e fuja dos aumentos na conta de luz!

Saiba como a Sultech pode ajudar com seu projeto de eficiência energética e fuja dos aumentos na conta de luz!

A conta de energia elétrica da população brasileira ficou 12,4% mais cara no último ano, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). E a tendência é que esse valor aumente ainda mais no mês de julho. Isso porque, entrou em vigor no início deste mês, o reajuste da atual bandeira tarifária, que acrescenta R$ 9,49 às faturas pagas por unidades consumidoras que consomem mas de 100 kWh (quilowatt-hora) mensais.

A mudança da bandeira tarifária, adotada desde o início de junho de 2021, é devida ao que se tem chamado de crise hídrica. Esse cenário instaurado no Brasil ocorre sempre que as hidrelétricas que abastecem as redes de energia do país, passam por longos períodos de estiagem.

Apontada pelos pesquisadores como uma das maiores secas dos últimos 91 anos, a energia gerada pelas hidrelétricas, a principal matriz energética do país, está com a capacidade útil bem abaixo do ideal. Caso essa situação não seja controlada, além da possibilidade de um racionamento de energia, os consumidores devem arcar com aumentos ainda maiores no valor pago pelo consumo da energia elétrica.

Porém, é possível amenizar esse cenário com ações que buscam a eficiência na gestão do consumo de energia nas empresas. Leia este artigo e entenda como é possível implementar um projeto de eficiência energética e fugir do aumento na fatura, mantendo a sustentabilidade da gestão orçamentária.

Eficiência energética: como aplicar um projeto em uma indústria

Quando o tema é eficiência energética, estamos falando de gerar a mesma quantidade de energia com menos recursos ou obter o mesmo serviço, com menos gasto de energia. Para residências, mudanças simples nos hábitos podem resultar em economia na conta. Por exemplo, tirar da tomada aparelhos eletrônicos sem uso, trocar lâmpadas incandescentes ou fluorescentes pelas de LED, evitar abrir e fechar a porta da geladeira com frequência, reduzir o uso do ar-condicionado, chuveiro elétrico, ferro de passar e da máquina de lavar. Porém, para as indústrias, essas ações não são tão simples de executar, considerando que estamos falando de equipamentos utilizados na produção, que são essenciais para a entrega de produtos e serviços. Por isso, a Sultech conta com uma diversidade de equipamentos para controle e eficiência do uso da energia elétrica.

Cada um dos equipamentos são pensados para manter a máxima eficiência e produtividade da sua empresa. Com o Analisador de Redes Elétricas é possível fazer, de forma ágil, um diagnóstico completo da sua rede. Medindo a tensão e corrente do barramento, o Analisador calcula a potência, consumo, demanda e até mesmo o conteúdo harmônico presente na rede. Deste modo, é possível identificar o problema que gera o alto consumo, para aplicar uma solução adequada ao seu tipo de negócio.

Também dispomos de Controladores de Fator de Potência, que são sistemas de monitoramento de tensão e corrente, que calculam a quantidade de energia útil e permitem através do gerenciamento de um banco de capacitores, diminuir o consumo desnecessário de energia. Além dos Controladores de Demanda, que de forma automática, analisam e comandam a entrada e saída de cargas na rede elétrica, com o intuito de impedir a ultrapassagem da demanda contratada, evitando o pagamento de multas pelo excesso de potência utilizado.

O consumo de energia eficiente gera mais economia para a empresa

Um projeto bem aplicado de eficiência energética é importante para gerar uma economia significativa para as empresas e melhorar a operação dos equipamentos, além de ser um procedimento que ajuda o meio ambiente e a manutenção da matrize energética brasileira, como o caso das hidrelétricas.

Mais aumentos não estão descartados pelo menos até a chegada do período chuvoso. A Aneel discute atualmente um novo reajuste da bandeira tarifária vermelha patamar 2 para R$ 0,1150 por kWh em agosto. Já as revisões anuais da tarifa de energia são feitas caso a caso, de acordo com a distribuidora da região. Para evitar que sua empresa tenha ainda mais gastos com o consumo de energia elétrica, faça contato agora mesmo e saiba mais sobre as soluções em produtos da Sultech, para diminuir os gastos com a energia da sua empresa e garantir uma produtividade sustentável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WhatsApp Suporte (apenas texto)
× Vendas
%d blogueiros gostam disto: