Rua Eng. João Luderitz, 475 | Bairro Sarandi - Porto Alegre/RS
+55 (51) 3013-0333 | +55 (51) 999.560.177

Saiba como usar o Registrador de Grandezas Elétricas ST9600/3000A

Saiba como usar o Registrador de Grandezas Elétricas ST9600/3000A

O ST9600R é um eficiente registrador portátil de grandezas elétricas trifásicas destinado à análise e ao monitoramento de redes elétricas e máquinas com geração de relatórios. Com ele, é possível medir a tensão e a corrente alternadas e calcular o seu valor RMS, através de algoritmos matemáticos. Isso permite também o cálculo de outras grandezas elétricas como potências, consumos e componentes harmônicos.

Consultores e grandes empresas consumidoras, utilizam o ST9600R para monitorar o fornecimento de energia, através da obtenção de informações sobre os parâmetros elétricos, incluindo o conteúdo harmônico da tensão e da corrente, para cada uma das fases componentes. As informações podem ser visualizadas no display ou através do software de análise ST Conecta em ambiente Windows.

Para que você possa começar a utilizar o Registrador de Grandezas Elétricas ST9600R de 3000 ampéres, nós explicamos neste artigo, como realizar a programação básica deste equipamento, e aplicá-lo em diversos tipos de situações.

Diferenciais do Registrador de Grandezas Elétricas ST9600R/3000A

Este equipamento é o único Registrador de Grandezas Elétricas realmente portátil produzido no Brasil. Conta com memória de massa para 98 mil registros de cada grandeza, o que permite 27 horas gravando de segundo em segundo, por exemplo. É ideal para o uso diário na análise de parâmetros da rede elétrica, como histórico de tensão, consumo, harmônicos, demanda, potências, entre outros.

Permite relatórios de máximos e mínimos, além de eventos da rede e o cálculo de DRP e DRC, para fins de avaliação da qualidade da tensão, conforme PRODIST. Formato ergonômico, leve e fácil de manipular. O Registrador acompanha o software supervisório, sem custo adicional e permite gerar gráficos e relatórios em ambiente Windows. Esta ferramenta é muito elogiada pela facilidade de uso e o conceito de poucos cliques para executar a função desejada.

No ST9600R, as funções estão dispostas na forma de um menu principal com cinco opções: Medidas Elétricas, Harmônicos, Programa Geral, Registros e Comandos. Cada uma, por sua vez, apresenta diversos menus secundários. A navegação é feita utilizando-se as teclas “UP” e “DOWN”. A tecla “ENTER”, confirma a opção desejada e deriva para os menus secundários. Já a tecla “ESC”, cancela a alteração feita.

A seguir apresentamos uma descrição geral de cada um dos menus:

Medidas Elétricas: são os valores das medidas da tensão e corrente de cada fase, frequência, potência aparente, potência ativa, potência reativa, valor de kVAr, que deve ser ajustado a cada fase do sistema, para alcançar o set point (kVAr excedente ou kVAr faltante), consumo ativo e reativo, demanda ativa e reativa média e máxima.

Harmônicos: apresenta o conteúdo harmônico total e da 3ª a 49ª harmônicas (ímpares) de cada fase da corrente e tensão.

Programa Geral: programa os parâmetros básicos para uso do ST9600R (escala de ponteiras, tipo de ligação, set point de fator de potência, intervalo de demanda, modo de funcionamento, etc).

Registros: programa os parâmetros referentes aos registros (tempo entre registros, ativar/desativar, forma de registro de conteúdo harmônico, modo de registro de parâmetros, auto-ligar ou auto-desligar).

Comandos: apaga consumos e apaga memória.

Programação básica para o início do registro de medidas

Antes de realizar qualquer medição, todos os parâmetros do registrador devem ser programados, de modo que os dados coletados realmente reflitam as condições da instalação. No ST9600R, esses parâmetros programáveis estão disponíveis através de dois menus: Programa Geral e Registros.

No manual do produto é possível ter acesso ao passo a passo da configuração do ST9600R. Para testar as conexões de medição do equipamento, ou seja, para ver se os dados estão sendo coletados pelo registrador, uma programação mínima é necessária após a conexão dos cabos. Por isso, primeiro defina o nome do local da coleta e programe o valor PT (valor da ponteira).

Soluções de problemas durante o registro de grandezas

Abaixo listamos alguns dos problemas que podem surgir durante as medições e qual a solução para este problema.

  • Se a tensão estiver incorreta, ajuste o tipo de ligação (estrela ou triângulo) no menu “Programa Geral”.
  • Caso o valor de corrente estiver fora do esperado, verifique se o tipo de ponteira e a escala de corrente foram programadas corretamente. Mas tenha atenção! Para o correto funcionamento do registrador é necessário identificar, corretamente, o modelo e a corrente da ponteira. Em caso de dúvidas, consulte o email: suporte@sultech.com.br.
  • Verifique se o fator de potência medido está coerente. Se estiver muito baixo, confirme se as ponteiras de corrente estão em fase com as de tensão.
  • Se o valor do fator de potência estiver correto, porém com sinal trocado (capacitivo/indutivo), verifique se as ponteiras de corrente estão todas na mesma posição.
  • Se houver indicação de KW fornecido, PT invertida ou sinal negativo nas potências ativas (KW), é possível que as ponteiras de corrente estejam viradas, fazendo com que a corrente pareça fluir da carga para o gerador. A  dica é inverter a posição das ponteiras.
  • Confirme que você deu início à gravação dos registros, selecionando “SIM” no parâmetro “Registrar” (menu Registro) e verifique se a tela principal indica “ATIVO”.

Registrador de Grandezas Elétricas de 3000 ampéres: ideal para detalhar o funcionamento de cargas eletrônicas 

O Registrador de Grandezas Elétricas serve para detalhar o funcionamento de redes elétricas. Ele mede tensão e corrente do seu barramento e também calcula potência, consumo e demanda, além do conteúdo harmônico provocado por cargas eletrônicas.

Com o uso deste equipamento, é possível determinar o tempo de análise da rede em dias, semanas ou meses, conforme a necessidade da operação. O Registrador pode ser utilizado por técnicos especializados e eletricistas que prestam serviços em residências, comércios, indústrias e outros estabelecimentos que necessitam de um controle mais rígido sobre a qualidade da energia elétrica.

Esse artigo tem o intuito de explicar como usar o Registrador de Grandezas ST9600R de 3000. Este produto foi projetado e fabricado visando a satisfação total do consumidor, objetivo fundamental da Sultech.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Suporte técnico 051989385677 apenas texto
× Fale com nossos Vendedores. (051)998.656.408
%d blogueiros gostam disto: