Rua Eng. João Luderitz, 475 | Bairro Sarandi - Porto Alegre/RS
+55 (51) 3013-0333 | +55 (51) 999.560.177

Quando usar um Medidor de Umidade em madeira

Quando usar um Medidor de Umidade em madeira

Independentemente do setor, manter um rigoroso controle de qualidade dos materiais, é de extrema importância para o produto final. Para a indústria madeireira, por exemplo, a secagem ideal do material é essencial e influencia diretamente no preço e resistência do produto. Nesse caso, é necessário o uso de um Medidor de Umidade para madeira, para garantir que o produto tenha a qualidade ideal em todos os processos.

Se a madeira for instalada com o teor de umidade errado, isso pode resultar em deformações mecânicas (contração e inchamento), e há danos causados aos móveis e às estruturas de apoio nas construções, por exemplo. Portanto, antes de serem transformados em móveis ou materiais de suporte por um profissional, a madeira deve ser analisada através da medição do teor de umidade. Cada detalhe tem impacto no projeto final, incluindo o acabamento, a qualidade e até mesmo a segurança da construção.

Leia o artigo e entenda quando e por que se deve usar um Medidor de Umidade de madeira em indústrias madeireiras e moveleiras.

O que são Medidores de Umidade?

Medidores de Umidade são usados para determinar a porcentagem de água presente na madeira. Este equipamento é muito importante, pois pode identificar a causa de danos causados pela umidade. A medição é feita de forma rápida e simples, até mesmo para aqueles usuários não profissionais da área. Há também no mercado, uma grande variedade de modelos e sondas específicas para umidade, que permitem uma medição não destrutiva em quase todo tipo de material e madeiras.

Com a umidade, a madeira varia as dimensões nos planos perpendiculares com relação à direção das fibras. Isso quer dizer que, se a madeira perder água, ela vai contrair, fazendo com que as fibras fiquem mais próximas. Se, por outro lado, entrar água na madeira, as fibras vão se expandir. Portanto, com um Medidor de Umidade, o profissional consegue ter controle da qualidade do projeto, oferecendo maior garantia no produto final.

Por que existe água dentro da madeira?

Os processos de entrada e saída de água na madeira ocorrem porque a natureza busca uma situação de equilíbrio. Atingido esse estado de equilíbrio, não há movimentação da água na madeira. Mesmo em locais livres de umidade, a madeira conserva dentro de si, uma pequena quantidade de água, que não é prejudicial para a peça.

A quantidade de água contida no interior de uma peça de madeira se dá em função, para uma dada temperatura, da umidade relativa do ar. Quanto mais alta a umidade relativa do ar, maior é a quantidade de água que fica abrigada dentro da madeira. Quanto mais baixa a umidade relativa, menor é essa quantidade.

Em quais situações devo usar o Medidor de Umidade?

O Medidor de Umidade em madeira deve ser usado em algumas situações. Para que você possa compreender melhor algumas delas, dividimos em dois grupos: para a indústria moveleira (móveis) e para a indústria madeireira.

Para situações na indústria moveleira (móveis):

1- O Medidor de Umidade deve ser utilizado no recebimento da carga de madeira. Neste momento é verificado se a madeira chegou com o nível de umidade encomendado.

2- Antes de fazer a colagem de painéis, para checar se a madeira tem a umidade compatível com a cola usada, evitando descolagem.

3- E antes da pintura ou acabamento superficial da peça, onde é possível verificar se a madeira tem um nível de umidade que permita a pintura, sem causar defeitos como bolhas.

Para situações na indústria madeireira:

1- O Medidor de Umidade deve ser usado na saída da carga de madeira, para verificar se o lote tem a umidade conforme o contrato de fornecimento.

2- Durante o processo de secagem para acompanhar o declínio da umidade.

3- E, na exportação, onde os fiscais do comprador medem a madeira antes do embarque.

Medir a umidade é determinante em um projeto com madeira

Esse tipo de medição de umidade é importante, pois com ela é possível conhecer as condições da peça de madeira que está sendo adquirida. Ou seja, é possível prever quais são os níveis de umidade entre os quais a madeira deve operar e, inclusive, quais são as variações dimensionais esperadas para a instalação ou montagem dessa peça.

Por isso, além da medição da peça, é importante conhecer as condições do ambiente onde a peça de madeira vai ser instalada e as possíveis variações, ao longo do ano, da umidade relativa do ar na região. Deste modo, podemos ter uma ideia do tempo de durabilidade daquela instalação. Podendo prever, com maior precisão, o aparecimento de mofo e garantir uma peça estável.

Assim como a pressão, temperatura e densidade, a umidade é uma variável que precisa estar controlada, fazendo toda a diferença para as propriedades físicas e utilização de materiais, como a madeira. A indústria madeireira, em conjunto com o avanço da tecnologia, vem buscando atingir a máxima qualidade dos seus produtos. Por isso, soluções e inovações, como o Medidor de Umidade, se tornam essenciais para oferecer a qualidade esperada, com maior agilidade nos processos industriais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WhatsApp Suporte (apenas texto)
× Vendas
%d blogueiros gostam disto: