Rua Eng. João Luderitz, 475 | Bairro Sarandi - Porto Alegre/RS
+55 (51) 3013-0333 | +55 (51) 999.560.177

Você sabe a importância do Fator de Potência para a rede elétrica industrial?

Você sabe a importância do Fator de Potência para a rede elétrica industrial?

Por Juliana Tamaki e Rogério do Espírito Santo

A área industrial precisa seguir um rigoroso controle de custos para atingir a máxima eficiência em gerenciamento e produtividade. Quando falamos em consumo de energia elétrica nas indústrias, o cenário não é diferente. E um ponto fundamental para a eficiência das indústrias, se tratando de energia elétrica, é o Fator de Potência. Muitos profissionais da área industrial apresentam desconhecimento sobre como avaliar o Fator de Potência das indústrias, deixando de apontar falhas e indicando melhorias, o que poderia representar um diferencial positivo para a produtividade e os resultados das indústrias.

Para que possamos falar de forma introdutória sobre o Fator de Potência, com a intenção de conscientizar os profissionais do setor sobre a real necessidade de entender mais a fundo sobre este assunto, nós preparamos o artigo: “Você sabe a importância do Fator de Potência para a rede elétrica industrial?”

Fator de Potência, o que é?

O Fator de Potência é a relação entre a potência ativa, que é usada, e a potência aparente, que é paga, de um circuito elétrico. Em outras palavras, o Fator de Potência é um número que indica o quanto de energia elétrica é transformada em outras formas de energia. Este número varia entre zero (0) e um (1), 0 a 100%. Um Fator de Potência igual a 100% indica que o aparelho utilizou toda a energia elétrica consumida. No caso do fator de potência igual a zero, é quando não foi transformada nenhuma energia, ou seja, toda a energia recebida estaria sendo desperdiçada.

Imagem iustrativa o que é o Triângulo de potências para o cálculo do fator de potência

Triângulo de potências em uma rede elétrica

De acordo com a Legislação Brasileira, o Fator de Potência mínimo permitido para as contas de energia é de 0,92. Em casos de valores inferiores a este, é cobrado uma multa na fatura de energia pela concessionária. Cargas abaixo de 0,92 são consideradas como “lixo” indutivo e produz um aumento da corrente que circula nas instalações e são injetadas também na rede elétrica de outros consumidores.

Menor fator de potência = mais custos e menos eficiência

Para toda e qualquer indústria, um baixo Fator de Potência é prejudicial. Isso porque, quanto menor o Fator de Potência, maior a multa a ser paga para a concessionária para o consumo de energia elétrica. Além do não aproveitamento energético da carga disponibilizada para aquele setor.

Quando uma indústria possui um fator de potência abaixo do ideal é sempre possível aumentá-lo. Isso é feito com a instalação de Bancos Automáticos de Capacitores para Correção de Fator de Potência. O Controlador de Fator de Potência é o cérebro do banco automático para correção do Fator de Potência. Para cada tipo de instalação elétrica, há um tipo adequado de controlador.

Desvantagens de não controlar o Fator de Potência em uma indústria

A eficiência operacional da indústria também está diretamente ligada ao baixo Fator de Potência. Parques Fabris com um lixo indutivo muito alto tendem a possuir:

  • Conta de energia elevada;
  • Sobrecarga no sistema elétrico;
  • Aumento das perdas de energia por calor;
  • Nível reduzido de tensão, causando mau funcionamento de motores e;
  • Iluminação reduzida.

Por isso, para atingir a máxima eficiência operacional em uma indústria é indicada a correção do Fator de Potência. Ao corrigir o Fator de Potência, é possível adicionar novas cargas, sem que o sistema de distribuição elétrica seja sobrecarregado. Além disso, equipamentos que operam com baixa tensão funcionam mal e perdem com facilidade sua vida útil. Uma melhoria de tensão, pode ser considerada como uma alternativa mais econômica e viável para o bom funcionamento de uma indústria.

O Controlador de Fator de Potência é aliado do setor industrial

Através de um sistema de monitoramento de tensão e corrente, o Controlador de Fator de Potência permite cálculo instantâneo e mais preciso do consumo da rede e, deste modo, ele toma decisões para correção do fator de potência. Também é possível para o profissional responsável, identificar a melhor forma de diminuir o uso inadequado de energia elétrica utilizando funções como registro de dados da instalação na memória do controlador. Este equipamento possui diversas configurações, a fim de se adequar melhor a cada sistema de distribuição de energia elétrica.

Possuir um Controlador de Fator de Potência num banco automático de capacitores proporciona uma maior economia com gastos em energia, através do melhor controle da aplicação de energia elétrica. Sem desperdício de recursos, este equipamento proporciona maior lucratividade para a indústria, melhor utilização dos transformadores e uma redução significativa das quedas de tensão da rede elétrica.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Suporte ao cliente 051989385677
× Fale com nossos Vendedores. (051)998.656.408
%d blogueiros gostam disto: