Rua Eng. João Luderitz, 475 | Bairro Sarandi - Porto Alegre/RS
+55 (51) 3013-0333 | +55 (51) 999.560.177

Controle de Fator de Potência: Automático ou Semiautomático ?

Controle de Fator de Potência: Automático ou Semiautomático ?

É comum ver-se aplicação de bancos de capacitor com um timer por motivos de economia… mas vale a pena? Leia nosso artigo e descubra.

Na maior parte das vezes a justificativa do uso do timer é o preço, sendo mais barato que o controlador eletrônico.

Porém você já se perguntou se o resultado final é mais barato mesmo?

Quem já usou essa solução, dificilmente repete pois os problemas começam pela frequente queima do temporizador. Não é culpa dele. Ele é feito para uso em ambiente comercial ou residencial e não para a indústria.

Nem sequer vamos nos fixar em indústrias sofisticadas, com implantação de técnicas 4.0. Nessas o controle precário seria um desastre em função da sofisticação das cargas com geração de harmônicos e variação rapidíssima. Usando o exemplo de uma simples metalúrgica já podemos demonstrar as vantagens do controle automático. É só pensar no uso de máquinas como tornos, furadeiras, exaustores,  etc..

Se o controle de fator de potência for feito por horário, o banco será ligado no inicio do expediente e desligado no final dele.

Como sabemos, o fator de potência fica pior quando um motor roda sem carga porque a potência ativa diminui e a potência reativa permanece igual. Se não variarmos o valor de capacitância quando o operador do torno ou da furadeira encosta ou retira a ferramenta na peça em produção, podemos até não levar multa, mas não estaremos sendo eficientes. Ou seja, vamos gastar mais energia que o necessário, logo mais dinheiro posto fora.

A função do controlador é medir em tempo real o valor do fator de potência e conectar ou desconectar os bancos de capacitor conforme a necessidade, mantendo dentro do valor ótimo para a instalação.

Isso faz com que a energia reativa circulando no barramento seja mínima e a instalação seja mais eficiente e mais barata. A figura a seguir mostra a diferença do controle automático para o semiautomático e manual:

Comparativo do controle automático para o semiautomático e manual.

Outro fator importante é a vida útil do capacitor

Um bom controlador computa o número de vezes que cada capacitor é ligado e o número de horas que cada um fica energizado. Com esse dado o controlador faz o rodízio dos capacitores ajudando a aumentar a vida útil e diminuindo o gasto com manutenção e troca de capacitores.

Como o dielétrico do capacitor é afetado pela corrente que circula por ele, a corrente de inrush e o tempo que o capacitor fica ligado reduzem a vida do mesmo.

Outra função vital do controlador é o desligamento por eventos prejudiciais. Isso acontece quando o controlador detecta uma situação de sobretensão ou excesso de conteúdo harmônico. Em ambos os casos os capacitores sofrerão danos se ficarem muito tempo expostos. Mas o controlador, verificando essa situação, desliga preventivamente os capacitores poupando dinheiro e incômodos.

Já que falamos em eventos danosos, além de desligar os capacitores, um bom controlador pode alarmar quando verifica tensões, correntes, fator de potência e conteúdos harmônicos fora da faixa desejada, avisando os responsáveis pela instalação através de sirene, lâmpada ou outros sinais e mensagens.

E o controlador de fator de potência pode ser, como os modelos Sultech, um registrador de grandezas elétricas que lhe informa o histórico durante um ou dois meses.

Agora me diga: o timer faz alguma dessas funções? Óbvio que não.

Então, ponha na ponta do lápis e verá que o valor do instrumento não é o principal gasto nessa equação.

A Sultech fabrica controladores automáticos de fator de potência há 28 anos e está ao seu lado para tornar seus custos de energia mais eficientes e menores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Fale com nossos Vendedores.
WhatsApp Suporte ao cliente
%d blogueiros gostam disto: