Rua Eng. João Luderitz, 475 | Bairro Sarandi - Porto Alegre/RS
+55 (51) 3013-0333 | +55 (51) 999.560.177

Multimedidores de Grandezas Elétricas: Energia 4.0

Multimedidores de Grandezas Elétricas: Energia 4.0

Quando se fala de energia elétrica, abrem-se inúmeras possibilidades de geração. Pode ser solar fotovoltaica, eólica ou biomassa utilizada numa casa, um edifício comercial, um clube, uma fábrica, etc.

Da mesma forma, o projeto pode variar bastante em função, principalmente, da potência demandada. De um gerador diesel até muitos painéis solares com vários inversores, a criatividade do engenheiro projetista procura sempre a melhor relação preço/benefício.

Neste ambiente de otimização energética, os multimedidores de grandezas elétricas se inserem como um aliado importante. Confira na ilustração:

Ilustração do controle e economia de energia.

A importância dos multimedidores

Imagine, por exemplo, vários inversores sincronizados entregando energia para uma grande fábrica. Cada inversor informa sua potência gerada mas como saberemos o total? Podemos agregar um multimedidor no barramento de saída somando as correntes e informando a potência total e outras grandezas.

E se nessa fábrica quisermos medir o consumo de energia elétrica necessário para produzir dez mil peças de um produto? Colocamos um multimedidor na célula de trabalho e saberemos quanto a energia elétrica impacta em cada peça.

Seu problema é calcular o crédito de ICMS da parte produtiva da empresa? Na era da Indústria 4.0, os multimedidores podem informar ao ERP, através da rede de comunicação de TI, o valor consumido por cada setor, em KWh, para que o sistema calcule o crédito em tempo real e projete os valores a recolher.

Ou então numa instalação de cogeração, pode-se colocar um multimedidor no ponto de acoplamento entre o sistema solar e a entrada da concessionária. Assim saberemos quanto foi importado e quanto foi exportado. Precisamos analisar se a geração está suficiente ou temos que ampliar? Nosso multimedidor nos informa o histórico de potências demandadas e pronto, podemos planejar a infraestrutura inclusive com sazonalidades.

Otimização do consumo de energia elétrica

Uma fazenda com um sistema offgrid pode medir sua geração fotovoltaica bem como cobrar a energia consumida pelos colaboradores em suas casas, na vila de moradores. Basta um multimedidor em cada casa. E hoje, com os multimedidores de grandezas elétricas e utilidades, ainda podemos medir o consumo de água, bem como calcular o custo de energia necessária para a captação e o tratamento do líquido precioso.

Se agregarmos a isso um sistema de comunicação com a internet, podemos integrar as informações com servidores em nuvem ou gerenciar a instalação à distância.

Isso é bastante comum em pequenos Malls, onde a administração gerencia vários shoppings centers e não fica no prédio do centro comercial. Um conjunto de multimedidores, colocados no barramento de energia de cada loja, entrega a informação de consumo para ser lida na sede da administradora, que pode estar em outro bairro e até em outra cidade.

Tivemos um caso, há alguns anos, de um hotel que precisava medir o consumo de seus salões de eventos. Assim podia locar sem medo de receber um usuário com um sistema de som e luzes que demandasse energia mais cara que o preço do aluguel. Cobra a energia conforme a demanda do cliente.

Nossos clientes administradores de clubes sociais estão colocando medidores nas unidades administradas por ecônomos, separando o aluguel do espaço da fatura de energia.

Como diz a frase bem conhecida entre administradores :“Se não meço não posso gerenciar”. Os multimedidores de energia elétrica e utilidades são os aliados inestimáveis dos gestores na eficientização dos processos que envolvem esse insumo tão vital e cada vez mais caro.

A Sultech Sistemas Eletrônicos fornece sistemas de medição de energia elétrica e utilidades para shoppings, condomínios, hotéis, fazendas, hospitais, clubes, campings e outros empreendimentos há 28 anos. Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Fale com nossos Vendedores.
WhatsApp Suporte ao cliente
%d blogueiros gostam disto: