fbpx
Rua Eng. João Luderitz, 475 | Bairro Sarandi - Porto Alegre/RS
+55 (51) 3013-0333 | +55 (51) 999.560.177

4 problemas de umidade em concreto que você deve evitar na construção civil

4 problemas de umidade em concreto que você deve evitar na construção civil

A umidade é causada pela absorção de água pelos materiais que constituem a obra, tais como as fundações, lajes, paredes, tijolos, argamassa e reboco

Quem trabalha com construção civil sabe a importância de desenvolver um projeto que garanta qualidade no desenvolvimento e acabamento da obra. Por esse motivo é essencial que alguns problemas rotineiros do trabalho com alvenaria, como o alto índice de umidade em estruturas e revestimentos, por exemplo, sejam evitados.

Neste artigo, para que você saiba mais sobre algumas situações em que a umidade pode ser prejudicial e comprometer o resultado final de uma obra, nós contamos com informações do Engenheiro Civil e Sócio Diretor da empresa Compat Engenharia e Arquitetura Ltda., Ernani Camargo Porcello, especialista em impermeabilização com larga experiência no mercado brasileiro, palestrante em diversos eventos do setor e apresentador há 22 anos do curso de extensão Impermeabilização na Construção Civil, em universidades do país.

Colocação de piso em áreas úmidas

Superfícies úmidas costumam gerar dor de cabeça para quem trabalha com a colocação de pisos. Nesses casos em que a umidade está muito elevada é natural que o piso não seja fixado junto ao chão e solte facilmente. Isso é um problema que além de atrasar a entrega do trabalho, prejudica a colocação e o resultado final do trabalho.

Pintura sobre superfície úmida

Quem trabalha com pintura sabe da necessidade de o local a ser pintado estar em plenas condições de receber a tinta. Por essa razão, superfícies e rebocos com grau de umidade elevado são situações que dificultam a qualidade do trabalho de quem faz a aplicação. Isso porque a pintura pode acabar apresentando bolhas de ar e descascar com facilidade, tornando o acabamento mal feito e a credibilidade do profissional abalada.

Papel de parede em espaços úmidos

Até mesmo para aplicar papel de parede é necessário que o local que irá receber a decoração esteja em bom estado. Sendo assim, locais em que a umidade está alta devem ser evitados, pois é certo que nessas condições o papel de parede descole rapidamente e o trabalho precise ser refeito.

Impermeabilização de locais úmidos

Na construção civil é necessário realizar a impermeabilização de determinados locais para evitar que a água ou a umidade causem danos, muitas vezes, irreversíveis. Nesses casos é preciso identificar se a área a ser impermeabilizada tem as condições ideais para a técnica ser aplicada. Ou seja, se o local estiver com um teor de umidade muito elevado não é possível executar a impermeabilização e isso pode ser um contratempo na construção civil.

Um exemplo dado pelo Engenheiro Civil Ernani Camargo Porcello é a impermeabilização de uma laje de cobertura que precisa ser impermeabilizada. “É necessário realizar a medição de umidade do local e aguardar para fazer a aplicação caso o grau de umidade não esteja acima do recomendado”, explica o Engenheiro Porcello. “Este processo é fundamental para evitar que a impermeabilização não fique bem aderida”, completa.

Segundo o engenheiro também existem formas práticas e artesanais de se evitar esses problemas, os chamados “macetes de obras”. No entanto, um controle de maneira mais científica e precisa, com o uso de tecnologia, dá mais garantias ao trabalho final.

Evite problemas de umidade na construção civil com o Medidor de Umidade em Concreto da Sultech

O Medidor de Umidade em Concreto é um equipamento que pode evitar todos os problemas citados neste artigo. O aparelho é tecnológico e fornece ao usuário informações precisas sobre o teor de umidade encontrado em determinados locais. Isso é ótimo pois o Medidor de Umidade em Concreto está permitindo a continuidade dos demais serviços na obra, apoiados em superfícies de concreto com grau de umidade adequado.

A Sultech oferece o Medidor de Umidade em Concreto ST7900. O equipamento permite que você acompanhe a secagem de uma determinada superfície ao longo do tempo. Além disso, o aparelho tem cinco memórias e cada uma delas vem com 150 pontos de medição. Dessa forma fica muito mais fácil você identificar os locais com um teor elevado de umidade e assim definir as condições exatas em que se encontram o local a ser trabalhado. Você garante qualidade na entrega do produto final e zela pela sua credibilidade profissional. Também é preciso destacar que o fato de utilizar mais tecnologia na execução do trabalho funciona muito bem como um diferencial de mercado na qualidade dos serviços executados na obra e no momento de atrair clientes e novos contratos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Fale conosco
%d blogueiros gostam disto: