fbpx
Rua Eng. João Luderitz, 475 | Bairro Sarandi - Porto Alegre/RS
+55 (51) 3013-0333 | +55 (51) 999.560.177

Por que medir a distribuição de energia elétrica é crucial?

Por que medir a distribuição de energia elétrica é crucial?

Além de facilitar a contabilidade e divisão de custos da empresa, medir o gasto de energia contribui para o foco na gestão sustentável

As organizações têm se preocupado cada vez mais em desenvolver a operação com eficiência energética. Além da redução de custos, o benefício também se dá na redução dos impactos ambientais e sociais. Encontrando caminhos mais sustentáveis, a empresa consegue evitar o esgotamento dos recursos naturais e garantir que desperdícios não aconteçam. Realizar o monitoramento da distribuição de energia elétrica nas diferentes situações de atuação de empresas e empreendimentos torna a operação mais consciente de seu potencial produtivo e mais eficiente na gestão do negócio.

Neste artigo contamos com informações do Engenheiro Eletrônico Ângelo Scomazzon e do Empresário Eduardo Aloísio, Sócio-Proprietário da Allexo Tecnologia para elucidar como a medição e o rateio de energia possibilitam processos mais eficientes e sustentáveis.

Cobrando a energia da forma correta

Segundo o Engenheiro Eletrônico, Ângelo Scomazzon, o principal benefício de medir a distribuição de energia é justamente o alento na gestão do negócio e a possibilidade de “uma cobrança justa das divisões e uma gestão mais assertiva”.

Todos os empreendimentos que estejam inseridos em um contexto de compartilhamento de contas, seja uma galeria de lojas, um shopping center ou um condomínio habitacional conseguem fazer uma análise detalhada de consumo e custos caso a caso, gerando uma cobrança justa da conta de luz, quando esse custo precisa ser repassado, no caso de aluguel ou consumo de energia.

Gestores e administradores ganham com a possibilidade de fazer a leitura correta do consumo de energia, da gestão de custos e da realidade operacional do negócio.

Economia de energia e redução de custos

Outra grande vantagem de medir o consumo e mapear o rateio de energia elétrica está na economia. Um bom exemplo é a medição de utilização de energia das máquinas do parque de produção. Ao fazer o levantamento do rateio de energia por máquina/consumo o gestor identifica qual máquina apresenta um consumo energético mais elevado. Assim pode investir em máquinas mais econômicas ou mesmo distribuir a energia de acordo com o consumo de cada máquina. Com esse monitoramento e mapeamento mensal do consumo de energia, os gestores e administradores podem tomar melhores decisões através de dados no curto, médio e longo prazos para gerar maior eficiência energética e produtividade, chegando na diminuição das despesas.

Segundo o Empresário Eduardo Aloísio, da Allexo Tecnologia, que está acostumado a processos de medição e distribuição de energia em projetos de IoT, automação industrial, tarifação para shoppings e condomínios, gerenciamento de iluminação pública, soluções para eficiência energética, soluções para agropecuária entre outros, com monitoramento 24 horas por dia de máquinas e equipamentos, através de computadores e dispositivos móveis, “estima-se que o controle do consumo de energia gera uma economia de 10 a 30% nos custos operacionais”. Para Eduardo a economia é significativa e não deve ser negligenciada pelos empresários.

Sustentabilidade empresarial

No cenário empresarial contemporâneo cada vez mais o posicionamento, a imagem e a reputação das empresas são ativos que não só representam mais lembrança de marca, mas mais poder de relacionamento com seus prospectos, clientes e parceiros e consequentemente, mais receita. Ao buscar a produtividade com base na eficiência energética, na redução de custos, maior eficiência e qualidade e redução dos impactos ambientais, as empresas podem desenvolver e manter valores de mercado como ativos diretamente relacionados com os bons resultados nos negócios.

Em decorrência disso, a eficiência energética é um assunto que está em evidência. Este cenário demanda que as empresas se adequem a este novo formato, investindo em procedimentos que melhorem a qualidade do consumo de energia elétrica e a eficiência na gestão em nível operacional e estratégico.

Não espere para medir

Se você ainda não mapeou onde precisa medir o consumo de energia na sua empresa, aproveite o começo do ano e faça um levantamento de tudo que precisa ser medido, equipamentos, maquinários e setores da empresa. Com essa prática você evita o desperdício de energia e a má gestão do negócio.

A Sultech pode ajudar você nesta empreitada. Com produtos eficientes e que permitem o monitoramento da qualidade de energia que está sendo utilizada. É possível otimizar a aplicação da energia elétrica maximizando os resultados.

Gostou deste artigo? Escreva seu comentário ou dúvida aqui abaixo. Continue acompanhando nossos conteúdos. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Fale conosco
WhatsApp Suporte ao cliente
%d blogueiros gostam disto: