Rua Eng. João Luderitz, 475 | Bairro Sarandi - Porto Alegre/RS
+55 (51) 3013-0333 | +55 (51) 999.560.177

Entenda o que é um Medidor de Umidade de Madeira

Entenda o que é um Medidor de Umidade de Madeira

A madeira maciça é usada na confecção de móveis que precisam ter uma estrutura firme, na construção civil, artesanato e outros usos nobres. Quem trabalha com este material sabe que ele oferece uma experiência mais interessante à arquitetura, pois tem diferentes tonalidades, texturas e aromas exclusivos. Para que o trabalho seja feito da melhor forma possível é preciso sempre medir a umidade da peça seja um móvel, seja uma esquadria, seja durante a exportação da madeira em tábuas. Por que isso é necessário?

Quando a peça não tem a umidade correta haverá uma modificação mecânica na mesma porque a perda ou ganho de água faz ficar maior ou menor. Então pode ocorrer o deslocamento da madeira colada, ou pode ocorrer o empenamento da madeira ou pode haver, na pintura, a criação de bolhas de tinta ou outros defeitos também resultantes do excesso de umidade. Para solucionar esse problema leia este artigo.

O que é um Medidor de Umidade de Madeira?

Esta ferramenta é responsável por medir a quantidade de água que está no interior da madeira. Ele aponta para o usuário se aquela peça está com o valor certo para ser utilizada. Isso pode evitar problemas rotineiros que ocorrem com quem trabalha com madeira, por exemplo: que a ferramenta do torno perca o fio ou que a pintura fique mal feita ou que qualquer uso da madeira seja inadequado.

Tipos de medidores

Pensando neste problema, a Sultech há 25 anos criou o primeiro medidor de umidade de madeira pelo método capacitivo, o TCS 75.

Hoje, nós temos o modelo ST7500. Ele é mais moderno, microprocessado com cinco memórias. Cada uma destas memórias possui 150 pontos de medição da madeira. Assim, o instrumento é capaz de medir a umidade de qualquer tipo de madeira e também consegue verificar o histórico de umidade da peça.

Com isso, você consegue medir não só diferentes espécies mas bitolas até 50mm e acompanhar a secagem das peças.

Se você ficou curioso para saber o resultado da utilização deste instrumento no seu trabalho, converse conosco. Veja o vídeo O Que são Medidores de Umidade em Madeira:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: