Saiba o que são controladores de fator de potência

Você sabia que o problema de baixo fator de potência na instalação elétrica – que pode gerar multa da concessionária de energia -, pode ser resolvido com a instalação dos controladores de fator de potência?
Observe a sua conta de energia elétrica. Se nela constar o consumo reativo excedente, isso é um sinal de que há um problema com o fator de potência. Quanto mais esse consumo estiver afastado do valor legal, maior será a multa aplicada pela concessionária de energia.
É aí que entram os controladores de fator de potência, que vão ajudar você a corrigir essa falha na instalação elétrica. Antes de apresentar os tipos de controladores de fator de potência, é necessário entender o que é o fator de potência.
O que é fator de potência?
O fator de potência (FP) é a medida de quanto da potência elétrica consumida está sendo convertida em trabalho útil. O mínimo permitido de fator de potência na conta de energia, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), é de 0,92. Se o valor estiver abaixo disso, a concessionária pode cobrar multa, como citado anteriormente.
As principais causas do baixo fator de potência são lâmpadas de descarga (fluorescentes, vapor de mercúrio, vapor de sódio e vapor metálico) com reatores de baixo fator de potência (sem capacitor), transformadores em vazio (sem carga) ou com baixa carga e motores de indução (motores mais usados na indústria).
Tipos de controladores de fator de potência
O controlador de fator de potência é o cérebro do banco automático para correção do fator de potência, que deve ser instalado para corrigir o problema do baixo fator de potência. A Sultech possui três tipos de controladores de fator de potência.
O ST8000C é indicado para utilização em pequenas instalações de baixa potência, em plantas novas ou que passem por processo de automação. Ele possui duas fases de tensão e uma terceira fase de corrente.
O segundo tipo de equipamento é o ST8200C, que é mais completo, pois além de corrigir o fator de potência, ele também mede e registra todas as grandezas elétricas da rede por dois meses. O controlador permite a conexão entre duas fases de tensão e uma terceira fase de corrente ou entre uma fase e o neutro.
O ST8300C é o equipamento mais completo entre os três controladores, permitindo a medição e a correção do fator de potência nas três fases, o registro de grandezas elétricas por fase e os totais ao longo de dois meses.
Se você gostou deste conteúdo, confira também o nosso artigo O que você precisa saber sobre medidor de energia.